Pages

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Maneki Neko um dos amuletos de sorte dos Japoneses

Yoshi Minna lembrei de um dos amuletos de sorte dos nossos amigos de japoneses (*_* adoro eles) e vim aqui fazer esse post. Enfim...

Maneki Neko (招き猫, literalmente conhecido como gato que acena), também conhecido como Gato da Sorte, Gato do Dinheiro ou da Boa Sorte é uma escultura asiática comum, na maior parte das vezes feita em cerâmica, que se crê trazer boa sorte ao seu dono. A escultura mostra um gato (tradicionalmente um Bobtail Japonês) a acenar com uma pata levantada, e é muitas vezes colocado - quase sempre à entrada - de lojas, restaurantes, salas de Pachinko e de outros negócios. Algumas das figuras são eléctricas ou funcionam a pilhas e efectuam um pequeno movimento de pata, a acenar. No design das figuras, a pata direita levantada supostamente atrai dinheiro, enquanto uma pata esquerda levantada atrai clientes. Os Maneki Neko surgem com cores, estilos e graus de ornamentação diferentes. Além das figuras de porcelana, os Maneki Neko podem ter a forma de porta-chaves, mealheiros, aromatizadores de ambiente e ornamentos variados.

Para os Ocidentais pode parecer que o Maneki Neko está a acenar e não a sinalizar para chamar a atenção. Isto deve-se à diferença entre gestos e linguagem corporal reconhecida pelos Ocidentais e pelos Japoneses, sendo que os Japoneses utilizam o gesto de mão levantada com a palma para fora, dobrando os dedos para cima e para baixo para chamar a atenção de alguém; daí o aspecto do gato. Alguns Maneki Neko feitos especificamente para os mercados Ocidentais têm a pata com a palma voltada para dentro, num gesto de "chamamento" mais familiar para os Ocidentais.

Pode encontrar-se o Maneki Neko tanto com a pata direita como com a esquerda levantada (e por vezes ambas). O significado da pata direita ou esquerda difere de acordo com os tempos e os locais. A crença mais comum é que a pata esquerda levantada atrai clientes, enquanto a pata direita atrai riqueza e boa sorte, embora alguns acreditem no contrário. Existem outros para quem a pata esquerda levantada é mais indicada para estabelecimentos de bebida, a pata direita para outras lojas. (no Japão chama-se "hidari-kiki" ("esquerdinos") áqueles que aguentam bem a bebida).

É crença comum de que quanto mais erguida estiver a pata, maior será a sorte que vai proporcionar. Consequentemente, ao longo dos anos, a pata dos Maneki Neko teve tendência a surgir cada vez mais levantada. Há quem utilize a altura da pata como método para medir a idade da figura. Outra crença comum é que quanto mais alta erguida estiver a pata, maior será a distância que a boa sorte percorrerá.

Os braços de alguns Maneki Neko funcionam a pilhas ou são alimentados por energia solar, permitindo-lhes efectuar o gesto de chamada de atenção.

Agora duas lendas mais populares sobre o Maneki Neko:



Lenda da velha mulher (mais comum)



No final do período Edo (século XIX), existiu uma velha mulher que vivia em Imado, Toquio. Ela tinha um gato de estimação que morava com ela. Ela se encontrava em más condições financeiras e não conseguia achar um meio de ganhar dinheiro. Certa vez, sua situação se tornou tão crítica, que ela não mais podia criar e alimentar seu gato. Então ela disse ao gato: "Eu sinto muito, mas eu terei que abandoná-lo pois não tenho mais como criá-lo nesta situação de pobreza".
Naquela noite, a mulher sonhou com o gato. No sonho ele falou: "Por favor, faça uma imagem minha em barro. Com certeza, isso trará boa sorte a você". No outro dia, ao fazer uma estátua de barro de acordo com seu sonho, surgiu uma pessoa que queria comprá-la. Quanto mais a mulher fazia as estátuas, mais pessoas surgiam para comprá-las. Com isso, ela conseguiu ganhar dinheiro e melhorar de vida.

Lenda do templo "Goutokuji"


No início do período Edo (século XVII), havia um templo em Setagaya, Tokyo. O sacerdote do templo tinha um gato, chamado Tama. A situação financeira do templo era bastante ruim, e os monges estavam passando fome. Mesmo assim, Tama sempre tinha o que comer, pois seu dono sempre tentava arranjar um meio de alimentar o gato.
Um dia, Naotaka Ii que era senhor do distrito de Hikone (próximo a Kyoto) estava caçando próximo ao templo quanto iniciou uma chuva forte. Para evitar a chuva, ele correu para debaixo de uma árvore que ficava na frente do templo. Ao olhar para a entrada do templo, Naotaka viu um gato sentado em suas patas traseiras e com uma pata dianteira levantada (como nas estátuas). Ele ficou fascinado com a proeza daquele animal, e resolveu olhá-lo de perto. Assim que saiu debaixo da árvore, esta foi atingida por um raio. Ao perceber que o gato tinha salvo sua vida, Naotaka resolveu entrar no templo para rezar. Ao ver a condição lamentável dos monges, o Samurai deu todo o dinheiro que ele carregava em sua bolsa para os monges (era por sinal uma soma considerável).
Após esse episódio, Naotaka ficou amigo do monge daquele templo. Esse local tornou-se então o templo da família de Naotaka Ii e se tornou bastante próspero. Tudo isso graças ao gato. Para homenagear o gesto de Tama, foi feito uma estátua que se tornou um amuleto de sorte.

Yoshi Minna isso é tudo Ja ne oriental kawaiis *u* kisus 

Nenhum comentário:

Postar um comentário