Yo minna, hoje lembrei das fofíssimas gueixas, e vim explicar um pouco o que são elas, e mostrar as diferenças do que são e do que os ocidentais pensam que são, o mundo das gueixas é muito complexo por tanto darei apenas uma "breve definição" xD. Então venha comigo descobrir um pouco mais, let's go /o/
Gueixa

Sobre o nome
"Gueixa" (AFI: [/ˈgeɪ ʃa/]) é um nome próprio e, como todos os nomes japoneses, não tem variantes no número gramatical. A palavra original consiste em dois kanji, 芸 (gei), que significa "arte" e 者 (sha), que significa "pessoa" ou "praticante". Assim, a gueixa é a pessoa que faz arte. A tradução literal de geixa para a língua portuguesa será "artista" ou mesmo "entertainer".
O termo geiko é também usado na região Kansai para distinguir gueixas tradicionais e onsen gueixa (ver abaixo), que são prostitutas que se vestem de forma similar, à excepção do Obi que, no caso das primeiras, é trajado nas costas, enquanto que nestas é trajado à frente — ressalva-se que o Obi é uma parte da indumentária de uma gueixa difícil de vestir, pelo que o facto de ter que ser retirado sistematicamente para a prática promíscua é uma razão para ser vestido desta forma. Pelo mesmo motivo, as verdadeiras gueixas dispunham de ajuda profissional (de um vestidor) para serem assistidas no difícil processo de se vestirem. O traje é composto por várias camadas de quimono e roupa interior, enquanto que o Obi é mais do que um simples cinturão de tecido. Com efeito, uma gueixa poderá demorar-se a vestir mais de uma hora, mesmo com ajuda. Na China a palavra gueixa é traduzida como "yi ji", que soa como "ji" e tem relação com a prostituição.

As gueixas de Tóquio não seguem, contudo, o processo ritualizado de aprendizagem maiko característico de Quioto. O período de formação pode ir de seis meses a um ano — substancialmente inferior ao da maiko de Quioto — até ao seu debute como uma gueixa completa. A aprendiza é referida como han'gyoku (半玉) ou "meia-jóia", ou pelo termo mais genérico o-shaku (御酌), literalmente, "aquela que verte (álcool)". Em média, as gueixas de Tóquio são mais velhas que as homónimas de Quioto, muitas delas chegando a dispor de algum grau académico.
Enfim, minha opinião é que os ocidentais nunca pesquisam nada direito para sair criando esteriótipos, existem sim as gueixas para os outros fins (se é que me entendem) mas não são todas. Como o assunto é muito extenso, vou ficando por aqui. E lhes deixando com a seguinte frase: "Respeite a quem não conheces, pois o que você faz para os outros, um dia lhe retornará muito mais forte." Ja ne minna estou muito feliz com o número de acessos do blog, vamos continuar melhorando, então XoXo meus Oriental Kawaiis *-*
Meio grandinho, mas bem detalhado e de vasto conhecimento, aprovado *¬*
ResponderExcluirObrigada ^^. Desculpa a demora a responder, correria com a pagina n face e talz. Agradeço mesmo ^^
ResponderExcluir